Pular para o conteúdo principal

Diferença entre aparelhos Autoligados e Convencionais

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais.


Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos.


APARELHO CONVENCIONAL

A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas).

Podemos ver isso claramente na foto abaixo.



Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO. 

Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente).


APARELHO AUTOLIGADO

A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é a ausência das ligaduras elásticas. Observe a foto abaixo.



Sem as ligaduras elásticas, o acúmulo de bactérias no aparelho diminui drasticamente, evitando assim cáries, tártaro, mau hálito, e outros problemas relacionados. 

Além disso, por não ter borrachas, o tratamento autoligado é muito mais eficiente, rápido, indolor e não prejudica os tecidos periodontais, pois usa uma força bio adaptativa, ou seja que imita a força fisiológica de erupção dos dentes. (força leve, sem dor).

DIFERENÇA NO TRATAMENTO


Uma das principais diferenças entre os dois aparelhos, é que com o AUTOLIGADO, o ortodontista tem condições de fazer a maioria dos tratamentos sem extrações dentárias, além de conseguir uma excelente expansão maxilar (sorriso fica mais aberto).


Essa diferença está revolucionando os tratamentos ortodônticos e ortopédicos atuais, fazendo com que a ortodontia alcance patamares de sucesso altíssimos, e deixando cada vez mais pacientes satisfeitos com seus sorrisos!   



Gostaríamos de lembrar também, de um detalhe muito importante para quem busca aparelhos MAIS ESTÉTICOS E DISCRETOS!

Os aparelhos AUTOLIGADOS ESTÉTICOS, como todos os aparelhos autoligados, não usam as ligaduras elásticas, mantendo assim a cor do aparelho (INVISÍVEL) por todo o tempo do tratamento! 

Isso significa TRATAMENTO ESTÉTICO, MODERNO, SEM DOR, E COM TEMPO REDUZIDO!



Qualquer dúvida ou sugestão estou a disposição!
       


Comentários

  1. Andei me informando sobre os aparelhos estéticos pois tenho interesse em usar um que seja o mais discreto possivel. Tem uma imensidão de tipos, mas alguns são muito caros. Você trabalha com quais tipos? Safira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruna. Trabalhamos com todos os tipos de aparelhos disponíveis. O aparelho de safira é realmente muito bonito, porém ele é convencional, ou seja USA as ligaduras elásticas. Temos um aparelho AUTOLIGADO estético cristalino, realmente muito invisivel. olhe as postagens do facebook.com/drthiagobernardes. Para mais informações, nos contate por email (drthiagobernardes@gmail.com) ou mande postagem inbox pelo facebook. Se quiser informações por telefone, ligue para 3212-8095.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá obrigada pelas explicações, e custo dos aparelhos 3d ? Eu gostaria de por porém será que é muito cara e cabe no meu orçamento. Obrigada. Meu e-mail é : lu09morae@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. tratamentos ortodônticos e ortopédicos atuais? Ortopédicos????? é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Renata! A Odontologia tem a especialidade de Ortopedia Funcional dos Maxilares, onde através de aparelhos específicos conseguimos melhorar a harmonia facial e o crescimento dos ossos maxilares, principalmente em crianças e adolescentes em crescimento!

      Excluir
  4. Boa tarde.Gostaria de saber qual o preço do aparelho auto ligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Por uma questão de legislação e ética, não divulgamos valores de tratamentos por internet aberta. Ligue para (31) 3212-8095 ou mande mensagem para drthiagobernardes@gmail.com !

      Acesse também nossa página no facebook:

      www.facebook.com/drthiagobernardes

      Agradecemos a compreensão. :-)

      Excluir
  5. Olá, o meu dentista está cobrando R$7800 pela colocação do fixo autoligado cristal, isso é normal? Achei muito caro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. A cobrança é feita dependendo de vários fatores, como dificuldade do caso, tempo provável do tratamento, risco biológico, etc. Portanto neste tópico infelizmente não posso te ajudar... mas como em outras prestações de serviços, você pode fazer avaliações com quantos dentistas quiser... abraço.

      Excluir
  6. Olá Dr. Estava muito empolgada para colocar o auto ligado pois tenho ATM e preciso expandir o maxilar .Porém a informação que me passaram é que o auto ligado é funcional apenas em casos de apinhamento e que no meu caso não surtiria o efeito expansor por causa da minha idade(27) e por eu ter leve apinhamento somente em um dente da parte inferior. Essa informação confere????
    Renata Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata. Somente fazendo uma avaliação para podermos determinar o prognóstico do caso (se conseguimos ou não alguma expansão). De qualquer forma, em minha opinião, o aparelho autoligável é mais evoluído e usa forças menores que o tradicional com borrachas, o que gera um maior conforto e controle do tratamento. Um abraço.

      Excluir
    2. Olá. Coloquei o aparelho autoligado de porcelana, mas ele é muito branco leitoso. É normal ser assim? Abraços

      Excluir
    3. Bom dia Paula. Existem muitos tipos de aparelhos estéticos autoligados, com muitas marcas e características. O ideal é você conversar com seu ortodontista para saber direitinho qual o aparelho, qual a marca e características do mesmo! Um abraço!

      Excluir
  7. Coloquei o autoligado e sinto muita dor, muito incomodo. Será se isso é normal, já q dizem que uma das vantagens desse tipo de aparelho é n sentir tanta dor como os de borrachinha?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Débora. Existe uma variação de limiar de dor entre as pessoas. Algumas são mais sensíveis a dor que as demais. Se seu tratamento está sendo feito adequadamente, não é normal uma dor excessiva... Grande abraço

      Excluir
  8. Deixei algumas dúvidas no seu email (drthiagobernardes@gmail.com). Aguardo as respostas (rsrs).
    Desde já, agradeço! :)

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se pode usar as borracha de ligadura no aparelho auto ligavel, somente para dar uma cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Em raros casos há a indicação de uso dos elásticos. Porém por estética não é recomendável, pois o grande avanço deste aparelho é exatamente na eliminação das borrachas! Grande abraço

      Excluir
  10. Bom dia! Existe diferença entre o tratamento com autoligado Damon System e o Aditek? Trabalhas com alguma dessas marcas? Sabe dizer se o Aditek é eficiente também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho fantástico o Damon. Uso em meu Consultorio marca nacional e importada como o Damon e posso te garantir q ainda sim os fios do Damon não tem igual e o tratamento é mais rápido com ele!!!

      Excluir
  11. Bom dia! O sistema Damon na verdade é o precursor dos sistemas autoligados (Damon é um dos estudiosos dos sistemas autoligados e lançou seu aparelho), portanto, é uma MARCA americana. Qualquer aparelho autoligado pode ser tratado pela técnica de Damon, basta que o ortodontista saiba tal procedimento. Assim como o Damon, ADITEK é uma marca de aparelho autoligado... Cada profissional se acostuma a usar um tipo de marca, e isso não atrapalha (de forma geral) o andamento do tratamento. Eu particularmente trabalho com qualquer tipo de aparelho, mas também tenho minhas preferencias. O Damon System por ser importado é muito caro, portanto você deve analisar se realmente vale a pena usar a MARCA ou não. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, no orçamento que fiz com essas duas marcas a diferença foi de R$ 1500,00. Estava com dúvidas entre a funcionalidade da marca brasileira. Com quais marcas costuma trabalhar?

      Muito obrigada pela resposta! =)

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá doutor .Meu dentista me colocou neste mês em que fui fazer a manutenção do aparelho uma borrachas muito estranhas que estão todos ligadas entre si . Pode me dizer o que é ? Nunca tinha visto ninguém com este tipo de borrachas, ele engata-as no dente de trás e depois puxa mas mantém o ferro . Que tipo de borrachas são estas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Diana! Provavelmente ele colocou elásticos de corrente para fechamento de espaços... Existe uma gama muito grande de tratamentos ortodônticos, várias marcas e prescrições, além é claro da experiência do profissional. A dica que dou sempre é converse mais com seu dentista, não vá embora com dúvidas e escolha sempre um profissional qualificado, que saiba o que está fazendo! Um grande abraço...

      Excluir
  14. oi doutor quando poder responda á minha pergunta por favor.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite doutor, estou usando a sete meses o auto ligado , até então estava só trocando os arames e a dois meses atrás a dentista reposicionou alguns braquetes, meus dentes já melhoraram muito, fui essa semana novamente e a dentista também colocou esse elástico ligado um ao outro e tambéma manteve os arames , me disse agora que é para juntar os espaços dos dentes , estava preocupada também porque pensei que não ia nenhuma borracha no aparelho , minha consulta agora será a cada 30 dias , sinto dor na semana que vou ao dentista, parece que os dentes ficam meio mole , mas estou feliz com o tratento , meu sorriso está bem bonito, e realmente é rápido o tratamento , vale muito a pena...
    Parabéns pelo blog , tirou minha dúvida sobre o elástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marta! Agradeço os elogios... Realmente Oiã autoligados revolucionaram muito a ortodontia moderna, porém ainda é utilizado alguns aparatos mais convencionais, como os elásticos de corrente para fechamento de espaços... Porém com certeza o sofrimento do paciente é muito menor que com os aparelhos convencionais... Grande abraço

      Excluir
  16. Caro, boa tarde! Tenho um canino incluso, e que já foi avaliado por alguns especialistas, que diagnosticaram que é possível traze-lo para o seu devido lugar. Porém, para tal objetivo eu teria que usar o disjuntor de palato... Só que eu já fiz o teste com o mesmo, e não me adaptei. Gostaria de saber se com o aparelho auto ligado é possível fazer com que o canino vá para o seu lugar, sem o uso do disjuntor de palato? Qual o valor da consulta e a forma de pagamento? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Totti.Somente com uma avaliação clínica e radiografia completa é possível lhe responder à pergunta. Os aparelhos autoligados têm sido essenciais nos tratamentos mais complexos,e têm colaborado muito com a substituição de aparelhos mais agressivos como os disjuntores e também com a queda das exodontias (extrações)... Acredito sim que valha a pena uma investigação melhor no seu caso... Grande abraço

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia doutor Thiago, penso em colocar aparelho, mas quando criança fraturei um dos dentes incisivos superior, foi necessário fazer um canal e reconstrução do dente com resina da cor do dente enfim, esse dente suportará a pressão do aperto do aparelho? Ou ira quebrar? Essa é minha dúvida, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Felipe! Seu ortodontista provavelmente pedirá mais exames radiograficos, mas com certeza existe tratamento ortodôntico adequado para seu caso, ou seja, seu dente suporta sim a realização de um tratamento ortodontico, desde que o mesmo seja feito com responsabilidade e critério! Um forte abraço!

      Excluir
  20. Bom dia doutor estou com uma dúvida. Eu acabo de colocar um APARELHO AUTOLIGADO. Meu dentista sugeriu ele por ser o mais rápido, eficaz e sem dor. Ele falou que esse é mais resistente que o estético....e o do safira possui a técnica convencional como voce falou, não compensa. Eu vou ter que tirar dois dentes de leite que estão quase caindo em abaixo, e meus dentiqueiros tambem, ele aconselhou esse... meus amigos tiram onda por que não pus o estetico, so que meu dentista disse que o não estético esse autoligavel e melhor e mais rapido, e mais resistente do que o estético, voce acha melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla! A opção de tratamento e tipo de aparelho vai muito da técnica e experiência de cada profissional! Já presenciei casos complexos sendo muito bem tratados com aparelhos estéticos como o Crystal 3D, assim como casos mal finalizados com aparelhos autoligados metálicos, mais robustos. Portanto o melhor é você escutar o seu ortodontista e discutir com ele as melhores formas de tratamento! Um forte abraço!

      Excluir
  21. Boa Tarde, Doutor. Estou com dúvida sobre o melhor aparelho para o meu caso. O meu dentista indicou o autoligado, principalmente pela minha idade, 33 anos, e a eficácia do resultado. Ele é mesmo mais eficaz que os convencionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toy Veiga! Eu particularmente tenho muita preferência pelo aparelho autoligado, não só pela melhor adaptação, velocidade e higienização, mas também por ele ser mais eficiente, exigindo menos força e menos dor. Em pacientes adultos eu praticamente não uso mais aparelhos convencionais! Um forte Abraço.

      Excluir
  22. Boa noite, doutor. Gostaria de saber se existe aparelho autoligado estético de safira (ou seja, de material transparente, de monocristal), ou a única opção do autoligado estético é o de material cerâmico (que é estético por ser da cor do dente, mas não é transparente.

    ResponderExcluir
  23. Oi Sérgio! Boa pergunta! Do meu conhecimento, só existe aparelho autoligado estético de porcelana ou de fibra de viro ( o de porcelana tem tampa metálica o de Policarbonato com fibra de vidro não ). Aparelho monocristalino somente com borrachas. Um Forte abraço!

    ResponderExcluir
  24. Oi doutor boa tarde, estou passando uma situação muito difícil.
    Coloquei o Autoligado na cidade q eu morava, minha dentista disse q seria mais rápido o tratamento, tenho os dois caninos superior muito encavalados, e então ela sugeriu o autoligado para não fazer extração dos pré molares próximo ao caninos.
    Ai precisei mudar de cidade, e o dentista q fui nele disse q preciso trocar o aparelho para o convencional e tbm extrair os pré molares (sendo que já extrai os 4 sisos).
    A minha dúvida é:não sei quem ta certo. O q faço? em quem eu confio? Extração ou não? Me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Glaucia! Sua pergunta é de difícil resposta! Existem vários tipos de tratamentos indicados para uma mesma doença... Na ortodontia entendemos da mesma forma! A indicação de extração vai do diagnóstico e prática de cada dentista. Antes dos aparelhos autoligados eu mesmo extraia muitos dentes, porém com as novas técnicas as exodontias (extrações) aqui no meu consultório diminuíram muito! Uma sugestão que posso lhe dar é procurar um especialista que REALMENTE entende de autoligados, suas características, limitações e eficiência. Na maioria das vezes em que tratamos pacientes com apinhamento severo utilizando aparelhos convencionais, aumentamos a taxa de exodontias, e nem todo ortodontista está completamente apto a utilizar de forma eficiente os aparelhos autoligados (A evolução de cada especialista quanto aos aparelhos utilizados exige ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL). Espero ter te ajudado. Um forte abraço.

      Excluir
  25. Olá Dr., estou preocupada. Meu dentista não incluiu meus molares no aparelho. Não tenho tubos, somente os basquetes comuns. Perguntei a ele, ele disse q não usa tubos. Minha dúvida é ; existe isso? Os dentes podem ser alinhas normalmente sem a inclusão dos molares. Meu aparelho termina no segundo pre-molar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não é comum o tratamento sem os tubos / bandas nos molares. Em alguns casos tratamos sim sem esses acessórios, mas não é via de regra. COnverse mais com seu dentista, às vezes seu caso realmente não necessite dos tubos! Grande abraço

      Excluir
  26. Diminui o tratamento em quanto o aparelho autoligavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O tempo de diminuição do tratamento varia muito, dependendo de cada caso. Já tive casos de redução de até 50% do tempo, mas o normal é reduzir em média 6 meses no tratamento em geral...

      Excluir
  27. Olá, Meus dentes são muito tortos em baixo, não tem espaço suficiente para que fiquem alinhados. minha dentista me sugeriu o auto ligado pois não precisaria arrancar nenhum dente porém, eu não tenho nenhum dente siso(kero). Quando eles nascerem pode causar algum problema nos outros ? Por falta de espaço ou algo do tipo ? O único espaço que possui no momento é onde seria eles. Mas não compreendo como a dentista vai encaixar os outros sem tomar o lugar dos sisos. Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Natalia! Realmente para dentes apinhados o mlhor tratamento possível é com autoligados! Conseguimos os espaços através da expansão dos maxilares, e em consequencia expansão dos arcos dentários! É meio complicado mesmo, mas você pode confiar na sua ortodontista... Quanto aos sisos o ideal em caso de pouco espaço é a extração dos mesmos! Um grade abraço.

      Excluir
  28. Boa tarde,
    Usei o aparelho convencional por dois anos e fiquei com a mordida cruzada, interposição labial, disfunção temporo mandibular, muita dor na face, ou seja piorou muito as minhas funções. Agora fiz uma consulta com uma especialista em ortopedia funcional que disse que o tratamento para melhorar é aparelho ortopédico móvel (vários)por cerca de dois anos. Estou em duvida quanto a eficácia do tratamento. Poderia me ajudar. Meu filho tbem vai ter que usar aparelho e, pois tem a mordida cruzada, apinhamento e o canino pra frente. Outro profissional indicou o Crystal 3 D. Qual seria mais indicado. Não quero que aconteça o mesmo com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta! Sua pergunta requer uma consulta física para podermos determinar o melhor tratamento! Realmente em muitos casos a ortopedia funcional resolve completamente algumas patologias, assim como a ortodontia! O ideal é você ter sempre uma segunda opinião, principalmente em casos mais graves. Um grande abraço!

      Excluir
  29. Boa tarde , gostaria de saber qual é a diferença de tempo que geralmente se usa o aparelho convencional para o altoligado , ja que dizem que o altoligado se usa menos tempo e se realmente não se sente dor com altoligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mayara! Já tive casos de redução de até 50% no tempo do tratamento, porém o normal é em média 6 meses a menos. Em alguns poucos casos quase não vemos diferença. Somente com uma consulta podemos determinar e prever tempo de tratamento. Um grande Abraço!

      Excluir
  30. Olá, gostaria de saber se é possível realizar a mezialização usando aparelho autoligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia. Sua pergunta é bem técnica, e para responder preciso de muito mais informações e exames, como Radiografias, qual dente, tipo de má oclusão, etc. O que posso dizer é que geralmente com ajuda de minimplantes, conseguimos várias movimentações difíceis... O ideal para te responder é fazendo um exame clínico! Grande abraço

      Excluir
    2. Oi Lia. Sua pergunta é bem técnica, e para responder preciso de muito mais informações e exames, como Radiografias, qual dente, tipo de má oclusão, etc. O que posso dizer é que geralmente com ajuda de minimplantes, conseguimos várias movimentações difíceis... O ideal para te responder é fazendo um exame clínico! Grande abraço

      Excluir
  31. Boa tarde Dr. Thiago,

    enviei uma mensagem p/ o seu email explicando o meu caso pois no momento nao tenho condiçoes de ir a uma consulta ( motivo explicado no email. Pretendo colocar o aparelho no seu consultorio em dezembro. Aguardo retorno por gentileza.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite. Todos os aparelhos estéticos são autoligados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla! Existem aparelhos estéticos autoligados e também tradicionais, com borrachas (ligaduras). Os aparelhos de safira por exemplo são tradicionais. Portanto cuidado na hora de escolher seu aparelho. Faça isso juntamente com seu ortodontista ok? Grande abraço.

      Excluir
  33. Ola uso aparelho autoligado.Tem uma amiga minha tambem que usa e ela coloca borrachinha.Tem como mesmo por barrachinha em aparelho auto ligado? Não vai prejudicar o tratamento dentario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! A principal caracteristica do aparelho autoligado é ficar LIVRE da borracha de ligamento entre o fio e o aparelho. Se seu dentista colocar a borracha para enfeitá-lo, ele COM CERTEZA irá perder parte do desempenho dele, ou seja irá se tornar um aparelho convencional. Vale lembrar que vez ou outra colocamos borrachas para determinadas funções, mas nunca esteticamente. Se você quiser um aparelho com borrachinhas estéticas, tem que ser o convencinal. Você estará usando um aparelho com desempenho inferior que o autoligado! Espero ter ajudado. Grande Abraço!

      Excluir
  34. Dr, gostaria de saber sobre o uso dos mini implantes, em quais casos é necessário a utilização dos mini implantes?
    Foi me orientado que o aparelho convencional é melhor que os auto ligados? É verdade?

    ResponderExcluir
  35. Olá Dr, estou com muitas dúvidas, o meu dentista recomendou o uso do aparelho convencional e pediu a extração de 4 dentes.Eu achei muito estranho e exagerado todas essas extrações. Ela afirmou que o meu maxilar é muito pra frente e tenho problema de alinhamento , portanto o auto ligavel iria "amontoar" os meus dentes , e não daria um resultado estético legal.O que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você ficou em dúvidas quanto ao tratamento proposto, faça consultas com outros profissionais, peça uma segunda ou terceira opinião... pesquise! Muitas vezes os profissionais estão desatualizados com as novas tecnologias... Vale a pena pesquisar melhor antes de tomar uma decisão! Um grande abraço!

      Excluir
  36. O auyo ligado iria expandir minha arcada dentária inferior para frente o que não causaria um bom resultado pois mudaria o meu perfil.Sei que há a necessidade de extrair, mas o aparelho auto ligado iria diminuir o número de extrações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta depende muito do exame clínico! O autoligado também expande a arcada de outras maneiras, mas tudo depende de vários fatores! Não podemos dizer que o autoligado consegue erradicar as exodontias ( extrações ) mas em muitos casos conseguimos tratar também através de slice (Desgastes entre os dentes para criar espaços). Conforme disse anteriormente, vale a pena pesquisar um pouco mais antes de tomar a decisão!

      Excluir
  37. boa tarde Dr.Thiago poderia me responder a respeito do tempo de cada aparelho(Convencional,autoligado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Geralmente os aparelhos autoligados são 6 meses mais rápidos em comparação aos convencionais... Temos casos em que a diferença foi maior e também menor. Quanto ao tempo médio do convencional, geralmente varia de 18 a 36 meses, dependendo da complicação do caso e colaboração do paciente... Somente uma avaliação para determinamos melhor! Um grande abraço

      Excluir
  38. Boa tarde Dr.Thiago! Os aparelhos autoligados possuem um perfil mais alto em relação aos tradicionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, existem aparelhos com perfil mais baixo e mais alto. Depende do quanto você está disposto investir, pois existe muita diferença de preços também... Um grande abraço

      Excluir
  39. Olá, doutor! Tudo bem? Me chamo Karina e tenho 33 anos.
    Eu tenho desvio de linha média (por ausência do incisivo lateral direito) na arcada superior e um leve apinhamento na inferior; esse desvio de linha me incomoda muito, e eu gostaria muito de usar o autoligado pra corrigir. Mas uma coisa que me deixa com muito receio é que eu percebo que meus dentes têm partes que são bem translúcidas, como se retirasse a dentina e ficasse só esmalte... O que isso significa? Isso é um problema, a ponto de impedir ou atrapalhar que eu use o aparelho? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Karina! Olha para dar uma opinião sobre seu caso, somente com uma consulta! Existem muitas variáveis que têm que ser analisadas! No Geral dentes translúcidos não são contraindicações para tratamentos ortodônticos não! Um grande abraço

    ResponderExcluir
  41. Dr:Coloquei o aparelho autoligado ah pouco tempo,no segundo dia sentir muita dor, hoje já não sinto muita dor...Mas mal mente consigo mastigar qualquer alimento qui seja nem morder, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marizete. Não é normal sentir tanta dor no inicio do tratamento, mas em alguns casos acontece. Depende muito da técnica empregada e do limiar de dor da pessoa que estamos tratando... Um grande abraço

      Excluir
  42. Dr.thiago é verdade que o aparelho autoligado tem como beneficio uma melhor expansão dos maxilares,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Deise! Sim. Em vários casos temos sucesso na expansão dos maxilares... Mas é muito importante frisar que depende muito da técnica empregada. Existem profissionais especialistas que estão desatualizados, e consequentemente não conseguem o máximo de performance que o aparelho nos permite! Um grande abraço.

      Excluir
  43. Boa noite! Coloquei hoje os separadores porém ao chegar em casa percebi que um está quebrado e não envolve o meu dente. Vou voltar lá na terça feira. Isso trás algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Ligue para o consultório do seu ortodontista e converse com ele, pois em alguns casos dá pra ficar sem o separador, em outros não! Um grande Abraço!

      Excluir
  44. Ola dr, eu uso o crystal 3d e estou me mudando para a suecia, gostaria de saber se mecanicamente o crystal funciona como os demais auto ligados e se o novo dentista podera manter esse meu aparelho. Obrigada! Fernanda.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! O Aparelho tem a mesma mecânica dos outros aparelhos autoligados... A questão é você achar um profissional que trabalhe com esse aparelho lá! (Pois ele terá que ter reposições de peças) Caso contrário será difícil alguém continuar seu tratamento. Uma dica que te dou é: Peça para seu ortodontista toda a documentação e um laudo de transferência (esse laudo às vezes é cobrado) pois assim o ortodontista que te avaliará na Suécia, terá mais tranquilidade em continuar seu tratamento... Um grande abraço.

      Excluir
  45. Boa tarde dr. Faz 2 dias que coloquei aparelho convencional, e depois de ler esse blogue fiquei com dúvida. Se eu tivesse colocado aparelho autoligado o resultado seria melhor? Tenho mordida profunda classe II. Obrigada!
    Tenho 25 anos.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Veronica! Sem uma avaliação física fica difícil te responder, mas por experiência própria, te digo que na maioria dos casos que trato, com o aparelho autoligado consigo resultados mais rápidos e menos sofridos para o paciente... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  47. Fabiana Prado
    Bom dia dr! Minha filha tem os dentes muito juntos e colocou aparelho autoligado para abrir espaço faz 2 meses, gostaria de saber se é comum as pecinhas se descolarem com tanta facilidade e o arame se soltar das pecinha como está ocorrendo com frequência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Karolayne. Não é normal a soltura de braquetes com frequência. Sugiro você investigar se sua filha está comendo alimentos duros, e também a escovação dela. Caso esteja tudo certo, converse com seu dentista, pois existem resinas mais fortes para colagem diferenciada! Um grande abraço.

      Excluir
  48. Olá . Queria saber se aparelho auto ligado e melhor para resolver dentes bem tortos. Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Manu.Sem sombras de dúvidas, o melhor tipo de aparelho para resolver apinhamentos severos ( dentes tortos ) é o aparelho autoligado. Um grande abraço.

      Excluir
  49. Oi Dr
    Coloquei a alguns dias o aparelho convencional e esta me encomodando muito machucando toda a minha bochecha coloquei a cera mas não concigo ficar sem ela.E me falaram que com o autoligado isso não estaria acontecendo é verdade?
    Ja muito agradecida pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, as vezes é comum uma super sensibilidade inicial, com qualquer tipo de aparelho... Dentro de pouco tempo provavelmente você se sentirá melhor. Um grande abraço.

      Excluir
  50. Doutor, quais as opções para aparelho autoligado estético? Só achei nas dentais a Orthometric Iceram SLB e da Aditek H5. Não existe um autoligado mais estético como os de Safira/Cristal não? Estou querendo um que seja o mais transparente possível mas que não demore tanto. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Não fique muito preocupado em pesquisar dentais... Nem sempre o que o mercado oferece está de acordo com o que o profissional utiliza. O ideal é você marcar com um ortodontista para que ele possa te mostrar pessoalmente os aparelhos... Com o planejamento podem chegar a um aparelho estético e eficiente. Existem milhares de tipos e marcas de aparelhos... Um grande abraço

      Excluir
  51. Olá, sou do Paraná e gostaria de colocar uma marca específica de aparelho autoligado (Damon) de porcelana. Já fiz toda a documentação necessária, e vou fazer às manutenções aqui na minha cidade. O problema é que aqui não encontro essa marca, vcs fazem apenas a colocação? Obrigado

    ResponderExcluir
  52. um aparelho autoligado pode ser reutilizado no irmão?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Dr. A minha filha usa o autoligado , ela precisa fazer uma ressonancia , para isso ela precisa tirar o aparelho, depois pode ser usado o mesmo ou tenho que comprar outro.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia tenho uma dúvida o fio usa no aparelho auto ligado é o mesmo usado no aparelho convencional?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre Bandas Ortodônticas (Anéis) & Tubos Colados

Quase sempre ao fazer uma avaliação em meus pacientes, vem logo a pergunta:  - "Doutor, vou ter que usar aquele anel, que todo mundo fala que machuca e dá cárie??" Devido a esse grande número de pacientes que me perguntam isso, resolvi publicar este post, que visa esclarecer por completo esta dúvida! Já adiantamos, que aqui no nosso consultório, a MAIORIA ABSOLUTA dos pacientes não usam as bandas ortodônticas, e sim os TUBOS COLADOS. Para começar... Os anéis ou bandas ortodônticas são peças metálicas cimentadas nos dentes para que o ortodontista possa colocar neles acessórios como tubos, ganchos, botões, braquetes, aparelhos ortopédicos, etc...  Portanto a banda ortodôntica serve apenas para segurar o acessório. Ela ainda é muito utilizada por muitos ortodontistas. Banda cimentada com tubo simples Neste exemplo mostramos uma banda ortodôntica cimentada em um molar, para que possa segurar um tubo simples.  A única função da banda

Nomenclatura dos componentes de um aparelho ortodôntico

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes de tratamentos ortodônticos e ortopédicos é quanto à nomenclatura dos componentes dos aparelhos. Existem muitos acessórios utilizados para a montagem e evolução do tratamento, gerando muitas dúvidas e desentendimento quando o paciente liga e tenta explicar para o profissional o que está acontecendo com determinada parte de seu aparelho. Devido ao grande número de pacientes que pedem um guia para melhorar a comunicação com o ortodontista, resolvemos definir e nomear todas as partes dos aparelhos mais utilizados. Começamos pelo básico. Partes de um aparelho ortodôntico Braquetes :   Os braquetes são os componentes principais do aparelho ortodôntico, sendo colados no dente através de uma resina, apos a remoção da placa bacteriana. Os braquetes têm a função de fazer a movimentação dentária, junto com os arcos ortodônticos, levando o dente para a posição mais adequada na boca. Atualmente existem braquetes convencionais, que util