Pular para o conteúdo principal

Nomenclatura dos componentes de um aparelho ortodôntico

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes de tratamentos ortodônticos e ortopédicos é quanto à nomenclatura dos componentes dos aparelhos.

Existem muitos acessórios utilizados para a montagem e evolução do tratamento, gerando muitas dúvidas e desentendimento quando o paciente liga e tenta explicar para o profissional o que está acontecendo com determinada parte de seu aparelho.

Devido ao grande número de pacientes que pedem um guia para melhorar a comunicação com o ortodontista, resolvemos definir e nomear todas as partes dos aparelhos mais utilizados.

Começamos pelo básico.

Partes de um aparelho ortodôntico

Braquetes:   Os braquetes são os componentes principais do aparelho ortodôntico, sendo colados no dente através de uma resina, apos a remoção da placa bacteriana. Os braquetes têm a função de fazer a movimentação dentária, junto com os arcos ortodônticos, levando o dente para a posição mais adequada na boca. Atualmente existem braquetes convencionais, que utilizam as ligaduras elásticas para se conectarem ao arco, e braquetes AUTOLIGADOS, que eliminam o uso das ligaduras elásticas.
Braquete CONVENCIONAL
         
Braquete AUTOLIGADO

Tubos: Os tubos são colados nos molares (dentes posteriores) e tem a mesma função dos braquetes, sendo que nos tubos podem existir um ou mais espaços destinados a colocação de outros tipos de aparelhos como Arco Extra Bucal, ou arcos acessórios.
Tubo Ortodôntico

Arcos: Os arcos são os fios colocados nos braquetes. Existem muitos tipos de arcos, desde os mais simples de aço normal até os de Niquel com Titânio, termo ativados. A função do arco é fazer com que o dente colado ao braquete se movimente, indo para uma posição adequada na arcada dentária.


Bandas: As bandas são os anéis colocados em volta dos dentes, com a finalidade de segurar algum acessório ou aparelho, como os tubos ou mesmo alguns aparelhos ortopédicos. As bandas em geral estão cada vez menos sendo utilizadas. No aparelho ortodôntico, a função do anel com o tubo é a mesma função do tubo colado no dente! Resinas de boa qualidade seguram o tubo no dente, fazendo com que as bandas caiam em desuso!
Banda Ortodôntica com tubo adaptada em molar


Comparação entre a Banda e o Tubo. Ambos têm a mesma função!

Ligaduras Elásticas: As ligaduras elásticas são as famosas "borrachinhas" e  tem a função de ligar o arco ortodôntico ao braquete. Apesar de famosas por darem o colorido ao aparelho, elas são as grandes vilãs nos tratamentos ortodônticos, uma vez que acumulam bactérias causadoras de tártaro, mal cheiro e cáries. Alem disso atrasam muito o tratamento devido ao atrito gerado. Felizmente hoje já exitem tratamentos mais evoluídos, sem a necessidade da ligadura no aparelho. (APARELHOS AUTOLIGADOS).
Ligaduras Elásticas Coloridas

           Qualquer dúvida, estou a disposição!



Comentários

  1. esses elasticos eu tenho diastema na parte de cima ja coloquei aparelho faz dois meses e o fio e bem fino e não fechou ainda agora tão falando que eu vou colocar fio de aço essas borrachinhas vem junto para fechar o diastema não estou falando aquelas borrachinhas separadas e essas juntas obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle tbm tenho diastema na prate superior e uso fio bem fino entrelaçado no braquete junto com o que a liguinha fica por cima...!
      E o resultado está ficando ótimo!

      Excluir
    2. Bom dia! Realmente existe uma variação entre o uso dos elasticos e dos amarrilhos metálicos. Ambos fazem o papel de fechamento dos diastemas (espaços) entre os dentes. Converse com seu ortodontista que ele te explicará melhor o porque de usar um ou outro! Um grande Abraço!

      Excluir
  2. Anel é uma parte do aparelho que segura o fio em tão e uma banda com um tubo ok

    ResponderExcluir
  3. Oi,meu arco saiu do tubo,isso interfere no tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode interferir sim! O ideal é que você procure seu ortodontista o mais rápido possivel! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Como saber se é muito tarde pra usar aparelho ortodontico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Com os avanços atuais da Medicina, odontologia, e claro ortodontia, não existe um limite de tempo para podermos tratar com aparelhos ortodônticos as más oclusões. O que temos de avaliar é a saúde oral, ou seja, como estão os dentes e os ossos que os circundam. Já tive pacientes de 70 anos com aparelhos... Portanto se tem vontade de corrigir aquele dente torto, procure um ortodontista e mãos à obra! Um grande abraço.

      Excluir
    2. Olá. Com os avanços atuais da Medicina, odontologia, e claro ortodontia, não existe um limite de tempo para podermos tratar com aparelhos ortodônticos as más oclusões. O que temos de avaliar é a saúde oral, ou seja, como estão os dentes e os ossos que os circundam. Já tive pacientes de 70 anos com aparelhos... Portanto se tem vontade de corrigir aquele dente torto, procure um ortodontista e mãos à obra! Um grande abraço.

      Excluir
  5. Na utilização de aparelho auto ligado há dentistas que utilizam borrachinhas junto/é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Sim é possível desde que indicado, e não por estética! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Olá,toda semana uma pecinha do meu aparelho se solta,e acho nem 1 mês faz que coloquei agr,minh dentista só colocou a parte de cima e só colocou as peças não colocou o elástico, e agr a minha peça de traz solto e engoli,com as peças soltando toda semana isso interfere,tô com medo que minha dentista brigue cmg , tô quase chorando de desespero. Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jinx!Partes do aparelho soltando com frequência não é normal nem aceitável... Você tem que perceber se está comendo algum alimento duro ou escovando de forma errada... Outra situação que também colabora muito com a soltura dos braquetes é a qualidade da resina que o dentista usa para colar o braquete no dente... Existem resinas excelentes, boas e ruins... Portanto sugiro que você descubra se o problema está sendo você ou o material que o seu ortodontista está usando. lembre-se como tudo na vida, tratamentos com valores muito baixos requerem materiais de baixa qualidade e mais chances de dores de cabeça... Pense sempre no custo benefício antes de fechar um tratamento ortodôntico. Um grande abraço!

      Excluir
  7. Fabiana Prado
    Bom dia dr! Minha filha tem os dentes muito juntos e colocou aparelho autoligado para abrir espaço faz 2 meses, gostaria de saber se é comum as pecinhas se descolarem com tanta facilidade e o arame se soltar das pecinha como está ocorrendo com frequência ?

    ResponderExcluir
  8. Coloquei o aparelho hoje na parte superior mas falta colocar duas branquete nos últimos molares dai ela disse que vai colocar o tubo tenho que esperar um mês pra fazer isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre Bandas Ortodônticas (Anéis) & Tubos Colados

Quase sempre ao fazer uma avaliação em meus pacientes, vem logo a pergunta:  - "Doutor, vou ter que usar aquele anel, que todo mundo fala que machuca e dá cárie??" Devido a esse grande número de pacientes que me perguntam isso, resolvi publicar este post, que visa esclarecer por completo esta dúvida! Já adiantamos, que aqui no nosso consultório, a MAIORIA ABSOLUTA dos pacientes não usam as bandas ortodônticas, e sim os TUBOS COLADOS. Para começar... Os anéis ou bandas ortodônticas são peças metálicas cimentadas nos dentes para que o ortodontista possa colocar neles acessórios como tubos, ganchos, botões, braquetes, aparelhos ortopédicos, etc...  Portanto a banda ortodôntica serve apenas para segurar o acessório. Ela ainda é muito utilizada por muitos ortodontistas. Banda cimentada com tubo simples Neste exemplo mostramos uma banda ortodôntica cimentada em um molar, para que possa segurar um tubo simples.  A única função da banda

Diferença entre aparelhos Autoligados e Convencionais

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais. Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos. APARELHO CONVENCIONAL A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas). Podemos ver isso claramente na foto abaixo. Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO.  Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente). APARELHO AUTOLIGADO A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é