Pular para o conteúdo principal

Diferenças entre Bandas Ortodônticas (Anéis) & Tubos Colados

Quase sempre ao fazer uma avaliação em meus pacientes, vem logo a pergunta:

 - "Doutor, vou ter que usar aquele anel, que todo mundo fala que machuca e dá cárie??"

Devido a esse grande número de pacientes que me perguntam isso, resolvi publicar este post, que visa esclarecer por completo esta dúvida!

Já adiantamos, que aqui no nosso consultório, a MAIORIA ABSOLUTA dos pacientes não usam as bandas ortodônticas, e sim os TUBOS COLADOS.

Para começar...

Os anéis ou bandas ortodônticas são peças metálicas cimentadas nos dentes para que o ortodontista possa colocar neles acessórios como tubos, ganchos, botões, braquetes, aparelhos ortopédicos, etc... 

Portanto a banda ortodôntica serve apenas para segurar o acessório. Ela ainda é muito utilizada por muitos ortodontistas.

Banda cimentada com tubo simples

Neste exemplo mostramos uma banda ortodôntica cimentada em um molar, para que possa segurar um tubo simples. 

A única função da banda aqui, é segurar o tubo.
A banda não serve para "apertar o aparelho", "travar o aparelho" ou ainda para "segurar o fio" no aparelho.

O fio ortodôntico será colocado dentro do tubo.



Curiosidade...

Antigamente, antes de existir a colagem direta (braquetes colados diretamente no dente), todos os dentes eram bandados com braquetes, sendo o tratamento muito mais sofrido e oneroso. Além disso o sorriso ficava extremamente prejudicado, com aspecto de "sorriso metálico".


Bandagem total dos dentes em um tratamento ortodôntico

Com a evolução das resinas de colagem, os aparelhos foram também evoluindo, deixando de usar as bandas ortodônticas para a colagem dos braquetes.

Porém até hoje, a maioria dos ortodontistas ainda utilizam as bandas ortodônticas nos dentes posteriores (dentes molares).

Observe as BANDAS nos molares segurando os TUBOS

E quanto as cáries???

Uma das maiores preocupações existentes quanto a colocação das bandas ortodônticas, é relativo às cáries que aparecem, quando as mesmas são retiradas, ao final do tratamento.

Um dos motivos de haver uma grande quantidade de cárie nos dentes bandados, era o material utilizado na cimentação das bandas.

O material utilizado era o cimento de fosfato de zinco. Este cimento apesar de utilizado até hoje, não libera flúor, o que colabora muito com o aparecimento de cáries.

Um outro aspecto relativo a maior quantidade de cáries, é a dificuldade de higienização do dente, que está com a banda. 

Esta falta de higiene, somada a um cimento sem liberação de flúor, e um descolamento da banda causada por um descuido com a alimentação (Balas, alimentos duros, grudentos, etc.) tem como resultado o aparecimento de cáries ao final do tratamento!





CARIE APÓS RETIRADA DE BANDA ORTODÔNTICA







Hoje, a maioria dos ortodontistas usam um cimento de IONÔMERO DE VIDRO, que libera flúor, e mesmo com as dificuldades de higienização, as cáries no final do tratamento diminuiram consideravelmente, mas ainda sim estão presentes.

Como são colocadas??

As bandas são cimentadas após os dentes serem afastados por um elástico ( que gera um certo desconforto ao paciente ). Veja a sequencia de vídeos abaixo:


  Separador elástico ortodôntico

  Bandagem após separação com elásticos


 E os Tubos Colados???

Atualmente existem resinas de qualidade superior que conseguem fazer a colagem dos tubos diretamente nos dentes posteriores. Esta evolução foi muito importante para o conforto, higienização e facilidade de tratamento aos pacientes.


Tubo colado diretamente ao dente
Diferença entre Banda Cimentada e Tubo Colado











Com os tubos colados aos dentes, praticamente não encontramos mais cáries no final do tratamento ortodôntico.

Mas atenção, se o paciente não colabora com o tratamento, muitas vezes temos que substituir o tubo colado pela banda ortodôntica, pois quando o tubo solta, pode atrasar consideravelmente o tratamento.


Tubo estético colado

Já contamos aqui no nosso consultório, com tubos estéticos colados! Além de terem todas as características dos tubos colados (sem bandas ortodônticas), são quase invisíveis.

Tubo Estético Colado

Qualquer dúvida estou a disposição



Comentários

  1. Doutor estou com aparelho desde outubro de 2014 e a minha dentista até agora não colocou a banda . Ela esta me enrolando ou no meu caso não se precisa usar mesmo ? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não colocou nem o tubo colado e nem a banda. Ela esta me enrolando ?

      Excluir
    2. Ela não colocou nem o tubo colado e nem a banda. Ela esta me enrolando ?

      Excluir
  2. Bom dia Leticia! Cada caso deve ser analisado individualmente. Existem procedimentos ortodônticos que não necessitam da colocação imediata de bandas e tubos. O ideal é você ter uma conversa sincera com sua ortodontista pois a base de um tratamento rápido e de extrema qualidade é a confiança entre o paciente e o profissional. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Thiago.
    Tenho direito de optar pelo tubo colado ao invés de colocar a banda?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Rayssa!
    Você tem que conversar com seu ortodontista a respeito do tipo de tratamento que ele oferece e quais as opções de aparelhos ele tem. Não é bem questão de direito, e sim de disponibilidade... Assim como ao comprar um automóvel olhamos a marca, o modelo, a disponibilidade de peças, o VALOR, e a sofisticação do carro, ao colocar um aparelho você deve observar a formação do dentista, com quais aparelhos ele trabalha, se usa tubo ou banda (ou os dois dependendo da situação)... O principal é ter confiança no dentista que você escolher e sempre que tiver dúvidas perguntar a ele! Cuidado com informações de pessoas leigas... Eu mesmo em minha prática diária tenho casos tratados com bandas e tubos...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Doutor.. Então além da banda a dentista colocou tubo um dente depois inferior e superior. Sabe me dizer o porquê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Andréia. Provavelmente sua dentista incluiu o segundo molar para um melhor controle, em vários casos isso acontece, sendo normal! Um abraço.

      Excluir
  7. olha doutor , minha dentista colocou so o tubo , esta correto? ou precisa da banda tambem/?

    ResponderExcluir
  8. olha doutor , minha dentista colocou so o tubo , esta correto? ou precisa da banda tambem/?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, quase sempre somente o tubo é necessário, mas quem vai te dizer isso melhor é sua ortodontista! Converse com ela, com certeza você será esclarecida ok? Um abraço

      Excluir
  9. Hoje (28/07/2015) descolou um tubo. O que eu faço? Isso atrasa muito o tratamento? Cobra-se para arrumar? Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe. Não fique desesperado, é normal soltar tubos, principalmente no inicio do tratamento. Ligue e converse com seu dentista, ele te orientará em relação ao que deve ser feito! Quanto à cobrança, cada profissional trabalha de uma forma, você tem que olhar diretamente com seu dentista! Um abraço!

      Excluir
  10. O que são botões na banda do aparelho?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Isabella! Os botões são acessórios que servem para movimentar os dentes com elásticos. Eles têm diversas funções, como por exemplo o descruzamento da mordida! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Doutor, o dente onde está a banda parece que está entortando, desalinhado. Isso é normal? Não era assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André. Às vezes para corrigirmos a ,mordida e o alinhamento final dos dentes fazemos movimentações um pouco indesejáveis, ou até mesmo "piorando" momentaneamente o alinhamento inicial. Portanto o que te sugiro é conversar com seu ortodontista para ele esclarecer melhor sua dúvida. Um grande abraço

      Excluir
  13. Doutor, pode pedir para o dentista tirar a banda e colocar só o tubo ? Pois, me incomoda muito.

    ResponderExcluir
  14. Doutor, pode pedir para o dentista tirar a banda e colocar só o tubo ? Pois, me incomoda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gustavo. Converse com seu ortodontista, se for possível ele vai substituir. A colocação da banda também está condicionada ao tipo de tratamento que você está fazendo. Nem sempre é opção do paciente, apesar que na maioria das vezes é possível sim a substituição da banda pelo tubo. Um grande Abraço

      Excluir
  15. Doutor, quando na primeira vez monta o aparelho, quanto tempo demora pra colocar as bandas ou tubos ? Desde já , Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite luuh! A montagem do aparelho geralmente acontece de acordo com o planejamento do dentista. Geralmente o aparelho é montado totalmente, primeiro na arcada superior e depois na inferior, mas isso pode variar dependendo de cada caso... O ideal é você conversar com seu ortodontista para se interar do seu tratamento! Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  17. Boa noite luuh! A montagem do aparelho geralmente acontece de acordo com o planejamento do dentista. Geralmente o aparelho é montado totalmente, primeiro na arcada superior e depois na inferior, mas isso pode variar dependendo de cada caso... O ideal é você conversar com seu ortodontista para se interar do seu tratamento! Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  18. Um anel meu quebrou oque eu devo fazer ? E a outra esta descolada !

    ResponderExcluir
  19. Ola doutor fiz a montagem de meu aparelho superior porém a dr não pos nem tubo nem banda e normal?? E ficou dois dentes sem bractes isso e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Algumas vezes o dentista monta o aparelho em etapas, dependendo da necessidade do caso. O mais normal é a montagem total superior, mas não quer dizer que estaja errado não. Grande Abraço!

      Excluir
    2. Isso aconteceu comigo tb, já faz 3 meses q está assim e meus de três estão entrando na gengiva. 😥

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A banda ortodôntica pode ser colocada apenas no penúltimo dente (molar) ou é obrigatório colocar bandas nos dois molares (penúltimo e último)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rennan e Peu... Muitas vezes o 2o molar está em uma posição adequada, ou então em uma posição que não favorece a montagem do tubo / banda no mesmo. Portanto é sim normal a montagem somente até primeiro molar, ou a montagem tardia em 2os molares. Grande abraço.

      Excluir
  22. Boa tarde Dr. Tenho várias restaurações profundas hj coloquei o aparelho e a dentista disse que com a movimentação dos dentes eu possa a vir ter canal nestes dentes com restaurações profundas fiquei desanimada pois trato muito dos meus dentes e já tive 2 canais antes e não quero voltar a fazer dinovo me aconselhe ...adorei o blog muito explicativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eliane! Olha só, geralmente o que acontece com o aparelho é um maior acúmulo de bactérias junto ao mesmo, o que facilita a cárie nos dentes, e evolui o tratamento para endodontia (tratamento de canal). A movimentação ortodôntica em si, quando bem feita e acompanhada não gera endodontia. o que você precisa é de ter um maior cuidado com a higienização e fazer mais adequações (limpezas profissionais) durante o tratamento! Não desista, a ortodontia realmente funciona e faz diferença! Grande abraço!

      Excluir
  23. Olá,estou usando aparelho há quase dois anos,mas só percebi mudanças nos dois primeiros meses,as dores após a manutenção pararam após quatro meses e meu dentista não colocou o tubo no aparelho inferior,também acho a manutenção muito curta,dura no máximo cinco minutos,minha amigas dizem que a delas dura mais,tenho 15 anos e o problema nos meus dentes era pouco visível antes do tratamento,neste caso acho que não deveria demorar tanto é passar todo esse tempo sem mudanças,ele está me enrolando?quero mudar de dentista,ajude-me,por favor,agradeço desde já por sua resposta e atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maynara! Você realmente deve ter uma conversa franca e direta com seu dentista. A base de todo tratamento é a confiança mútua entre o profissional e o paciente. Uma vez este elo quebrado, fica difícil tanto para o profissional quanto para o paciente finalizar bem o tratamento. Portanto sente e converse. Se você acha que não está legal, peça para rescindir o contrato e mude de profissional. Não tome atitudes drásticas e que possa se arrepender depois. Muitos tratamentos têm que ser feitos mais lentamente mesmo. Talvez o que você está precisando é de mais orientações do seu ortodontista! Grande abraço.

      Excluir
  24. Olá, meu molares onde esta a banda estão inclinado minha dentista colocou tubo mais não vejo melhora em lugar de melhorar piora a inclinação nos outros molares. Ela quis colocar outra banda no último molar mas não aguentei o uso e pedi pra tirar. Que eu posso fazer trocar de dentista ou está certo o tratamento ?

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde Ana! Olha só, é muito difícil determinar se um tratamento está ou não correto sem fazer um exame detalhado! O que lhe sugiro é ter uma conversa franca e direta com sua ortodontista, para que ela lhe possa esclarecer todas as dúvidas relativas a seu tratamento. Se mesmo assim voce não ficar satisfeita, aí sim lhe sugiro a mudança de profissional, pois uma vez que a confiança entre as partes não existe, o tratamento fica muito prejudicado! Grande Abraço

    ResponderExcluir
  26. boa tarde, faz 8 meses q uso aparelho, no meu caso o dentista optou por colocar tubo...hoje fui em uma manutençao e ele tirou o tubo de apenas um lado, é normal esse tipo de tratamento?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Mônica! Não é comum, mas não é anormal! Algumas vezes precisamos fazer retiradas de alguns tubos e braquetes, ou até mesmo reposicionamento. Aconselho você a conversar mais com seu dentista e pedir pra que ele te explique os "porquês" de certos procedimentos! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, estou a 6 longos anos usando aparelho ano passado tirei e meu orto disse ter terminado o tratamento, fiz até frenectomia só que em menos de 15 dias as falhas superiores aparecem novamente e maiores. Então tive que colocar novamente e agora com essa banda, estou muito desanimada com o tratamento. Sera que terei que usar contenção pra sempre?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. Converse com seu dentista sobre o uso da contenção fixa superior... Talvez poderá ser uma alternativa à contenção móvel... Grande abraço.

      Excluir
  29. Olá! Eu estou preocupada pois já coloquei aparelho antes e os "anéis" eram para fora, machucando a bochecha. E agora que estou com outra dentista, eles estão colocados para dentro e machucando muito a minha língua no lado direito. Está doendo de onde bate o anel até o começo da língua. Isso é normal ou minha dentista colocou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Júlia! Existe um acessório ortodôntico que se chama tubo lingual e algumas vezes é necessária a sua colocação, dependendo do planejamento feito pelo seu ortodontista. O ideal é você proteger o local com um algodão até acostumar com o acessório, e falar sempre com seu dentista sobre o ocorrido! Grande abraço

      Excluir
  30. Estou com dúvidas vou por os separadores elástico depois de 2 dias vou por a banda queria saber se coloca as bandas e banquetes junto no.mesmo dia já monta tudo?

    ResponderExcluir
  31. Estou com umas dúvidas vou por os separadores depois as bandas.no.mesmo dia a por as bandas já põem os banquetes ou não só na outra sessão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica... Varia muito de cassa profissional a montagem do aparelho, tanto pela necessidade quanto pela forma que foi combinado entre as partes... Não existe um jeito correto ou pré determinado... O ideal é você conversar com seu ortodontista! Grande abraço

      Excluir
  32. Dr. Coloquei a banda e agora minha mordida não está correta, os dentes não encostam um no outro, dá a sensação de que o dente com banda ficou mais alto. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, gostei da sua pergunta, pois sinto o mesmo. Meus dentes da frente não encostam mais uns nos outros e parece que o dente onde está o tubo é maior.
      :/

      Excluir
    2. Vanessa, gostei da sua pergunta, pois sinto o mesmo. Meus dentes da frente não encostam mais uns nos outros e parece que o dente onde está o tubo é maior.
      :/

      Excluir
    3. Oi Samara e Vanessa! Olha só, dependendo do tipo de tratamento e da má oclusão, é completamente normal num primeiro momento sua mordida piorar! Isso se deve ao fato dos dentes estarem sendo alinhados e estarem se adequando à nova posição! Agora o melhor é vocês relatarem o que estão sentindo para o ortodontista, pois somente ele conseguirá avaliar se está acontecendo algum efeito colateral indesejado. E não se preocupe, se houver efeitos indesejáveis, seu ortodontista irá corrigir! Um forte abraço!

      Excluir
  33. Boa tarde,dia 10/05/16 meu ortodontista colou o tubo ortodôntico no meu dente, depois de 4 meses de tratamento. Hoje, dia 12/05 eu sinto muota dor no lado esquerdo de baixo do meu maxilar, ele ta dolorido e o dente do lado do que foi colado o tubo, ta muito dolorido. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  34. Samara, o excesso de dor nunca é bem vindo. Conforme disse anteriormente pode estar acontecendo algum efeito indesejável na movimentação dos seus dentes, ou então alguma inflamação! Converse com seu ortodontista e relate o problema! É o melhor a se fazer nessas situações. Não deixe passar batido! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde doutor comigo aconteceu ao contrário, minha dentista por os separadores depois de 4 dias coloquei esse anel e no mesmo instante tirou, e marcou pro mês que vem eu colocar os separador novamente s assim a banda ! Fiquei sem entender e na hora não lembrei de perguntar fui checar apenas no meu cartão de marcação! Sera que esta correto esse procedimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Não é um procedimento normal adaptar e depois retirar a banda novamente, **a não ser para a colocação de algum acessório ou aparelho junto à mesma. Acredito que sua dentista provavelmente irá adaptar algum aparelho junto à banda. Se for isso está explicado! Faltou você conversar com ela! Um forte Abraço!

      Excluir
  36. Olá doutor!
    Estou usando aparelho ha 9 meses e ha pouco tempo foi instalado o aparelho inferior sendo que foi colocado o anel só na minha arcada direita e o esquerdo ficou sem porque meu penúltimo molar foi extraído, queria saber se pode ficar só de um lado ou se pode trazer algum problema no meu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! POde sim ficar só de um lado. O ortodontista monta o aparelho de acordo com a necessidade do caso ok? Um grande Abraço!

      Excluir
  37. Bom dia doutor!
    Meu namorado começou o tratamento em janeiro, instalaram o aparelho e não colocaram arame, só a borrachinha, ficou assim até março e só colocaram o arame depois de reclamarmos,e detalhe até agora não instalaram na parte inferior, só superior, pois bem, agora dia 31/5 colocaram duas bandas nos dentes dele, só que elas tem tubo dos dois lados, de fora e de dentro e está cortando a lingua dele, está certo isso, ou estão enganando e judiando dele? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellysa, não é comum o uso do aparelho sem os fios. Você tem que conversar com seu ortodontista para saber mais detalhes do planejamento do tratamento. Não digo que está incorreto, em alguns casos existe a indicação da remoção temporária dos fios, mas são casos mais incomuns! Grande abraço!

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Dr. Queria saber porque minha orto mandou colocar um arco soldado nas bandas da aracada superior? Será instalado colocada fim do mês na minha boca. Os braquetes são de porcelana (ela disse que ficaria melhor esteticamente, pois já tenho 35a) e já colados. Ficou realmente bem discreto. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma pergunta. O aparelho de porcelana deixa o tratamento mais lento?

      Excluir
    2. Oi Marcio. Provavelmente ela colocou uma barra transpalatina, e a mesma serve para ancorar seus dentes posteriores e corrigir alguns problemas da arcada. Existem outros meios de fazer esta ancoragem... Converse mais com ela sobre as opções de tratamentos.... O aparelho de porcelana se não for autoligado pode sim atrasar um pouco o tratamento, dependendo da gravidade do mesmo! Grande abraço!

      Excluir
  40. Olá, doutor queria saber se aquela banda q é colada se faz o mesmo procedimento do anel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kassandra! A banda cimentada serve também para a soldagem de acessórios, junto ao tubo. Um grande abraço

      Excluir
  41. Oi doutor,uso a banda à nove meses,e gostaria de saber se há um tempo determinado para usar? pergunto sempre a minha orto e ela sempre fala que não está no momento certo de retirar,confio nela ,mas em relação a isso estou meio desconfiada.Ajude-me por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Sua ortodontista está correta! Muitas vezes retiramos a banda somente no final do tratamento! Pode confiar nela! Grande abraço!

      Excluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Dr.tiago Esses negoçios que coloca no dente esse aneis doi?fico no aguardo da resposta

    ResponderExcluir
  44. "Porq eu vou usar aparelho aii eu nn vou qrr Usar esses aneis nn se doer eu nn uso nn se nn doer eu uso mas acho que nn doi nn néh Dr.tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara. Quando bem adaptado o anel não dói... Pode ficar tranquila! Converse com sua ortodontista para que ela te esclareça melhor ok? Grande abraço.

      Excluir
  45. michele
    doutor estou usando aparelho de cima a 7 a 8 meses e o de baixo não foi colocado ainda. tá certo? ele disse que meu dentes não esá preparado pra receber...pois ele disse que eu tenho mastigação profunda. o de cima foi colocado o anel sem o tubo e o de baixo sem o aparelho mesma assim foi colocado o anel. tá correto também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Eu geralmente começo a tratar a mordida profunda com montagem de aparelho no terceiro ou quarto mês! Porém cada dentista tem um protocolo de tratamento. Converse com seu dentista, para que ele possa te explicar detalhadamente o motivo! Grande abraço!

      Excluir
  46. Olá! Estou com 8 bandas, duas em cada lado da arcada, isso é correto.... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Claudinea! Dependendo do tipo de tratamento proposto e da prescrição utilizado pelo seu dentista, é sim correto! Grande abraço

      Excluir
  47. Boa noite doutor,minha dentista colocoy a banda com o tubo colado e ainda nao colocou os braquetes.Ao Escovar os dentes o tubo soltou,isso trás algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José. Você deve procurar o mais rápido possivel seu dentista, pois a banda solta pode trazer ferimentos, e outros problemas para você! Grande abraço.

      Excluir
  48. Doutor, a minha filha retirou as bandas e é um dos dentes apresentou cárie bem perto da gengiva. Ela continua usando aparelho, mas a banda agora está no último dente. A consulta com a dentista para tratamento clínico já está marcada. Esse tipo de cárie é muito grave? Fiquei assustada quando eu vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naara. Esse tipo de cárie tem que ser tratado o mais rápido possível! Ela é sim grave, porém com tratamento adequado o problema é sanado! Não demore para tratar sua filha! Grande abraço

      Excluir

  49. Nos primeiros meses que eu coloquei aparelho, os meus dentes estavam juntando, só que tive que ir para um dentista público, e como demorou o procedimento acabou afastando os meus dentes, só que agora já faz alguns meses e não vejo diferença. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você deve procurar imediatamente um ortodontista para resolver a situação! Quanto mais esperar mais o problema pode ser agravado! Grande abraço.

      Excluir
  50. Ola Doutor! Tenho uma duvida, coloquei aparelho ja tem um ano, mas meu detista nao colocou a banda me disse q nao era necessário. Colocou em baixo mas ate hoje nao ligou meu aparelho. É normal? E também quer extrair meu incisivo central porque ele esta muito atras meio que nem aparece muito e normal extração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! A respeito dos anéis, (bandas), apesar de não ser comum é plausível um tratamento sem inclusão das mesmas. Quanto à exodontia do incisivo, somente com uma avaliação minuciosa podemos ter certeza do procedimento correto. Nunca é demais ouvir mais de uma opinião concorda? Um Grande abraço.

      Excluir
  51. Bom dia! Coloquei o aparelho ortodôntico há 5 dias, usando os tubos. Ontem a noite, um dos tubos soltou. Liguei para a minha dentista e ela disse que só vai colar na próxima consulta que é daqui a 20 dias. Ficar sem um tubo me prejudicará? Tenho que tomar algum cuidado? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helce. Confie na sua ortodontista... Muitas vezes os tubos soltam mesmo, e em vários casos deixamos alguns dentes sem braquetes ou tubos... Portanto converse mais com ela para que você fique segura quanto ao seu tratamento! Grande abraço.

      Excluir
  52. Oi doutor faz um ano e três meses que tou usando aparelho fixo, e minha duvida é se meu dentista já devia ter posto a banda ou tubo e tbm meus últimos três dentes de baixo não tem brackets isso tem algum problema no procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal tanto tempo sem montagem de braquetes e tubos. Mas é possível de acontecer. Sugiro que você converse mais com seu dentista e peça que ele te explique o que etá acontecendo, para que você fique mais tranquilo! Grande abraço

      Excluir
  53. oi Doutor, estou usando um aparelho no céu da boca e o aparelho fico nos dentes de baixo, depois que eu coloquei o fixo eu fui colocar as bandas que estavam junto ao tubo, e depois de usar a banda durante 2 dias, o tubo se soltou.
    Queria saber se é possível colar outro tubo ou se tem q tirar a banda e colocar outra banda junto de outro tubo novo.

    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel. O procedimento varia muito. Dependendo das condições das bandas é possível recolocar o tubo, ou então, em alguns casos temos que substituir. Vá ao seu dentista o quanto antes para que ele solucione o seu problema! Grande abraço.

      Excluir
  54. Retirei o aparelho e coloquei a contenção. Mais sai pra cá ficou um espaço onde havia as bandas e tudo que como entre ali e Cauã uma dor insuportável. Passo fio dental parece que cada hora tem .ais rwsidos de comida nessa brecha. Estou tomando analgésicos todo dia até a consulta qual o procedimento será feito nesse caso desse ja obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Oi Erika. Realmente as bandas causam algumas vezes esse efeito colateral. Na maioria das vezes com algumas semanas o espaço é fechado. se Não acontecer com você, procure seu dentista para que ele possa resolver seu problema ok? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  56. OLA DR.THIAGO coloquei hoje pela manha as bandas mais esta incomodando muito por que ficaram muito alta ñ consigo mastigar por parece qunda faz uma obituração que ficou alta devo ir denovo na dentista ou sera que vou acostumar? por favor me responda ta muito ruim

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde Richard. Não é comum as bandas ficarem altas, a não ser que o dentista tenha elevado ( Buildup) sua mordida de propósito, para colar os braquetes inferiores. Ligue para seu ortodontista e converse com ele. Se a banda tiver ficado alto sem ele querer, ou elas tiverem movido de lugar, o ideal é reposicioná-las o mais rápido possível! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  58. Oi dr. thiago, meus dentes de baixo são ''remontados'' falta espaço para que cada um ficasse correto. O meu dentista ao colocar o aparelho dentário não usou o famoso ''separador, ou elástico odontológico'', apenas colocou o tubo de colagem. É normal esse procedimento? Não utilizar o separador na hora de colocar o aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sheperd! O Tubo tem exatamente a função de substituir as bandas, e consequentemente os elásticos. Portanto fique tranquilo. Grande abraço!

      Excluir
  59. Ola doutor gostaria de saber se é normal o fio do aparelho fixo nao passar no meio do braquete...pois ontem fiz a manutençao e minha dentista trocou o fio e em 1 dente que por sinal esta bem dolorido reparei que o fio nao passa no meio do braquete como nos outros dentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elizabeth. É difícil responder sua pergunta sem uma avaliação física. Existem fios que colocamos fora dos braquetes chamados amarrilhos, e também em alguns casos colocamos o fio por fora para fazermos determinados movimentos. Claro que também não podemos descartar a possibilidade do fio estar posicionado de forma incorreta. O ideal é que você ligue para sua ortodontista e pergunte a ela. Caso necessário, ela irá pedir que retorno ao consultório. É um procedimento muito simples, mas que tem que ser feito, caso realmente o fio esteja posicionado errado. Um grande abraço.

      Excluir
  60. Bom dia, queria saber porque a dentista do meu primo colocou 2 bandas em cada lado nos molares dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly. Realmente é difícil te responder essa pergunta sem fazer um exame em seu primo... Mas fique tranquila, as vezes é necessário a colocação de 2 bandas nos molares... Um grande abraço!

      Excluir
  61. Doutor,coloquei tem menos de 1 mês e queria saber como ele fara o tratamento já q tenho mordida profunda...vou colocar banda mês q vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aniele! E muito difícil te dizer como será o tratamento. Existem dezenas de protocolos de tratamento para correção de mordida profunda, e somente com um exame detalhado poderemos planejar! Converse mais com seu ortodontista, peça detalhes! Um grande abraço!

      Excluir
  62. Doutor, posso colocar a banda sem precisar usar o separador primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin! Infelizmente na maioria dos casos é necessário o uso do separador antes das bandas. Agora, em muitos casos também, conseguimos trocar a banda pelo tubo colado! Converse com seu ortodontista e veja a possibilidade! Um grande abraço!

      Excluir
  63. Doutor, uso aparelho desde o dia 18 de setembro de 2016, estou com brakets e o arco 16, e até hoje o dentista não colocou as bandas. Ele diz que por causa de um dente inferior ele precisa abrir um espaço para puxa lo e a banda ( estou com uma mola em tal dente e ligas trançadas). E segunda dia 9/01/2017 ele colocou os separadores na parte superior para a colocação dá banda daqui a um mês ( dia 06/02/2017) é normal ficar tanto tempo com o separador?

    ResponderExcluir
  64. Oi Izabella. Aqui no consultório colocamos o elástico separador no máximo por 7 dias. Converse com seu ortodontista, pois ele poderá orientá-la. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  65. Doutor, para que serve a pecinha que fica na banda pelo lado de dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os acessórios da banda servem para auxiliar o ortodontista na movimentação do dente. Por exemplo para giro, ou descruzamento... Um grande abraço

      Excluir
  66. Olá Doutor,tenho dentes da frente superiores tortos, acontece que precisei extrair os 3 molares do lado direito, e do lado esquerdo também faltam 1 incisivo e 1 pré molar..mesmo assim com essas faltas posso realizar meu sonho de usar aparelho? Pois tenho muita vergonha de sorrir. E esse anel onde seria colocado no meu caso, já que faltam os molares? Obg desde já. Ass. Roselene.

    ResponderExcluir
  67. Oi doutor, o incisivo que falta é o lateral,,,

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Roselene! Os aparelhos atuais estão muito evoluídos, e muitos casos que antigamente não tratávamos, estamos tratando... Somente com avaliações, radiografias / tomografias podemos planejar e ver a viabilidade de um tratamento para você. Vai depender muito da qualidade da sua gengiva e ossos... Um grande abraço

    ResponderExcluir
  69. Olá doutor Boa tarde. Depois de extrair 2 dentes, com quantos dias posso fazer os exames da documentação ortodôntica? Para colocar o aparelho? Obg.

    ResponderExcluir
  70. OI Roselene, depende de quais dentes está extraindo, o motivo dessas extrações, etc... O melhor é fazer uma avaliação com seu ortodontista para que ele planeje o seu tratamento!Não tem como te dar essa resposta sem uma análise clinica! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  71. Oi doutor, Meu nome é Labelle. Coloquei hoje as bandas e sinto que minha mordida não está correta, é como se os anéis estivessem "altos". Devo me preocupar? Obrigada desde já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Labelle! Pode ser que as bandas estejam realmente altas. O ideal é você procurar seu ortodontista para que ele reavalie a colagem, ou te explique o motivo de ter aumentado a mordida! Um grande abraço

      Excluir
  72. Boa Tarde, gostaria de saber sé é normal usar tubo no último dente da acada dentária Superior ? Pois as pessoas que conheço que usam aparelho sempre deixam o último sem o tubo ! Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  73. Bom dia Wallis. Sim, é normal usar bandas e tubos nos ultimos dentes. Depende muito do planejamento e necessidade de cada paciente! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Dr. Meu aparelho foi colocado na parte superior há 3 dias... no entanto,do lado esquerdo não tenho os dois pré molares, mas tenho os molares.. a Dra.não colocou o tubo em nenhum dos molares, o aparelho termina no canino! Vai ficar assim? Ou ela vai colocar o tubo ou banda depois? Já no lado direito não tenho molares... só tenho até os pré molares. Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselene! Às vezes, para o conforto do paciente e para evitarmos quebras dos fios, no inicio é necessário não colarmos nos dentes posteriores... Provavelmente quando sua ortodontista evoluir seu aparelho ela colará nos posteriores... não se preocupe, e converse mais com ela!! Um grande abraço

      Excluir
  75. Boa noite doutor! Coloquei as borrachas na parte superior e uma semana depois voltei para retirar e colocar as bandas no penúltimos dentes superiores e coloquei a borracha nos dentes de baixo, minha dúvida é quanto ao processo está correto? O último dente ficará sem aparelho? Vou usar o aparelho Damon System, nesse tipo de aparelho usa bandagem também? Desde ja agradeço a atenção. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovani, em alguns casos, independente da técnica, é necessário a bandagem de dentes posteriores, e nem sempre precisamos colar em todos! Você está começando seu tratamento, tem que confiar em seu ortodontista ou ter uma conversa franca com ele, pois só assim você irá ter tranquilidade durante todo o processo! Um forte abraço

      Excluir
  76. Boa noite dr.Gostaria de tirar uma dúvida. Estou com o aparelho com braquetes a 3 anos. No mês passado a dentista descolou os braquetes para recolar mais a cima e me disse que tinham 3 manchas estranhas ela raspando descobriu que eram 3 caries em 3 dentes. Agora fico me perguntando eles me cobraram 300 para arrumar essas caries mas não foi minha culpa como iria escovar em baixo do braquetes sendo que ele é colado. Seria uma falhá deles colando errado. Me esclareça se realmente eu teria que pagar por essas obturações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É um consenso entre os Dentistas de todo o mundo, que se houver uma higienização perfeita por parte das pessoas, com as escovas indicadas e pasta dental correta, não existiria mais cáries!! Portanto infelizmente se houve alguma cárie em seus dentes, a falta de higiene ajudou muito no processo. Existem infiltrações que ocorrem, e podem sim cariar dentes mesmo embaixo dos braquetes. O que poderia ser feito é uma melhor orientação quanto a isso, e mais limpezas entre as consultas. Quanto ao tratamento de cáries, o custo é do paciente salvo se explicito em contrato... Um grande abraço

      Excluir
  77. Oi Dr.pra o Senhor entender melhor: não tenho 1 incisivo lateral,tenho o canino,não tenho os 2 pré molares,mas tenho os 3 molares...isso do lado esquerdo, arcada superior... a minha ortondontista falou que não vai fazer parte do aparelho os molares porque faltam muitos dentes... só que eles estão desalinhados e me dão trabalho para limpar. Meu aparelho termina no canino.do lado direito, meu aparelho termina no segundo pré molar, já que não tenho os 3 molares. Sera que é bom eu procurar um outro profissional?
    Desde já muito obg. Parabéns pelo seu blog... muito informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Roselene! É muito difícil esclarecer uma dúvida sem uma consulta avaliativa física. Em vários casos é possível tratar os molares mesmo com ausência de pré-molares... Porém em alguns realmente não conseguimos o tratamento. O que posso te sugerir é conversar mais com seu ortodontista, para que ele te esclareça melhor. Caso não esteja satisfeita, procure mais profissionais que possa te atender (na medida do possível e do cientificamente comprovado) melhor... Sempre falo que se não houver confiança entre o paciente e o profissional, o tratamento já começa errado!. Um grande abraço e espero que consiga solucionar esse problema!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  78. Boa tarde Doutor, coloquei hoje as bandas e veio com tubo para o lado de fora e do lado de dentro, pra que serve esses tubos de dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Renata, esses tubos geralmente são chamados tubos linguais, e são necessários para colocação de alguns acessórios, de acordo com a necessidade do caso. Provavelmente seu ortodontista irá usá-lo mais frente no seu tratamento! Um grande abraço

      Excluir
  79. Olá Doutor, tenho aparelho vai fazer 4 meses e no inicio comia de tudo e há vontade e nunca descolava nada, mas ultimamente o tubo esta sempre a descolar, em 1 mes descolou 3 vezes, volto a colar e dias depois descola. Deixei de mastigar pro lado que tenho o tubo e mesmo assim descolou quando estava a escovar os dentes. É normal estar sempre a descolar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irina. Não é normal tubos ficarem soltando. Converse mais com seu ortodontista. Talvez seja inclusive necessário mudar para bandas ortodônticas. Um grande abraço

      Excluir
    2. Já perguntei se seria possivel colocar banda, mas amanhã vou ter consulta e conversarei com o meu ortodontista. Um abraço e obrigada Dr.Thiago :)

      Excluir
  80. Olá boa. Dia eu gostaria de saber eu estou fazendo o tratamento de ortodontico e estou com a banda eu posso pedir para o dentista mudar e por o tubo?o pior de tudo que ele ė muito chato pra isso não posso falar nada que ele me fala eu que sou o dentista não vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Em minha opinião, se um paciente não se dá bem com o seu dentista, ou vice versa, o ideal é que o tratamento seja executado por outro profissional... Um grande abraço.

      Excluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Já nao gostava dos meu dentes antes sem aparelho pq era muito feio agora nem se fala pq uso aparelho a muito tempo e isso me encomoda me ajuda o q devo fazer

    ResponderExcluir
  83. Ola Dr eu comecei um tratamento dentário no ano 1997 usando manda porém eu fiquei nos últimos anos sem manutenção nenhuma durante 4 anos e a 2meses troquei de dentista
    Agora com a nova Dr ela nao faz o uso de Bandas e sim de Tubos eu queria sabe se esse novo tratamento vai demora também igual o outro .obs:parei o primeiro tratamento porque achei q estava demorando espero nao ter q fazer o mesmo com esse a final eu estou des de 1997 com os dentes de aparelhos não aguento mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gislene, o mais importante em um tratamento ortodôntico é a frequência e perseverança no tratamento. Ele não evolui sozinho... Outro pilar é a confiança no seu Ortodontista. Portanto para você resolver de vez seu problema, você tem que procurar um profissional que lhe passe confiança, e também fazer a sua parte, e não faltar ou desistir no meio do tratamento... Espero que consiga resolver! Um grande abraço

      Excluir
  84. em cima e 2 embaixo e quando eu como dói muito meus dentes onde estão a banda. Oque deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, se você colocou a pouco tempo, aguarde um pouco, talvez é só adaptação, caso contrário tem que conversar com seu ortodontista pois ela pode estar mal adaptada! Um grande abraço

      Excluir
  85. Boa tarde!Gostaria de saber se há algum problema ficar com os elásticos separadores por no máximo 7 dias? Separa muito? Pois coloquei os elásticos dia 05/06 sendo que era para serem tirados dia 08/06 para a colocação das bandas, porém faltei a consulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gildeanny. O ideal é não passar de uma semana, pois além de espaçar muito, o acumulo de alimentos no local também pode atrapalhar. Um grande abraço.

      Excluir
  86. Dr. Sobre a banda, soltou uma parte da solda do tubo e com isso o fio tinha começado a machucar a bochecha, procurei a dentista e ela disse que não tem problema que o tubo está sem solda de um lado...ela apenas cortou o pedaço do fio que estava incomodando e disse pra eu ficar tranquila pq não teria problema o tubo estar desse jeito...Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda. Às vezes o tubo já fez o que deveria. O mais normal é a retirada total do anel, se o mesmo não vai mais ser utilizado... Converse com sua ortodontista. Um grande abraço

      Excluir
  87. Ola doutor, estou com o aparelho estético e minha dentista colou um tudo metálico que me incomoda muito. Questionando então, ela me informou que não existe o tudo estético. Essa informação procede?!

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde Otávio. Atualmente os materiais ortodônticos, médicos e odontológicos estão evoluindo muito rapidamente, sendo impossível acompanhar totalmente tudo o que é lançado no mercado. Conheço sim um tubo estético, da ( Crystal 3D ) que serve para vários tratamentos. Mas é um tubo mais frágil, e tem que ser observadas várias condições para o uso do mesmo. Além disso, ele tem um custo elevado. Dá uma olhada aqui na postagem sobre tubo que você irá vê-lo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  89. Olá doutor, estava usando uma banda só que meu dentista retirou e colocou um tubo colado no dente, quando vou comer dói muito é só para depois de muito tempo , o que será?

    ResponderExcluir
  90. olá Boa tarde colei as bandas semana passada e no mesmo dia descolou pois estão altas e ao mastigar ao invés de encostar dente com dente estar encostando banda com banda e estava machucando minha língua pois havia um grande espaço entre o dente e a banda eu voltei na dentista e ela ñ colou as bandas so amaçou a banda pra ñ machucar minha lingua. é normal ficar com as bandas descoladas e mais altas que os dentes?

    ResponderExcluir
  91. Olá!
    Bandas ortodônticas não são trocadas nas manutenções,certo?! Elas permanecem até o fim do tratamento,portanto?

    ResponderExcluir
  92. Olá Dr, estou a5 anos com aparelho, vinda de 2 dentistas e a 3 vai fazer 2 anos e nd de informar o fim.Nao aguento mais essas bandas metálica , gengivas inflamadas, tártaro, MTA dor.E para retirada ainda custa 420 reais e isso?
    Retirada, limpeza, contenção, consulta manutenção.

    ResponderExcluir
  93. Posso parar o tratamento? Posso usar a contenção mesmo não finalizando o tratamento?

    ResponderExcluir
  94. Olá, doutor!

    Fui até o dentista e ele disse que minha banda estava solta. Ele retirou, acimentou outra e colocou. Encaixou perfeitamente. Só que quando fui morder, reparei que parecia que alguma coisa estava pegando. O dente pode pegar com a banda ou ela tem que estar livre de tudo? Sem contar que sobrou resíduos da "acimentação" encima do dente.

    ResponderExcluir
  95. boa noite Dr coloquei aparelhos fixos mas nao foi estalado as bandas. Minha duvida e o aparelho resolve o alinhamento dos dentes sem ela.(kleber)

    ResponderExcluir
  96. Gostei mto dessa matéria. Pois achava estranho não usar banda. Agora sei que estou usando o tubo no lugar da banda.

    ResponderExcluir
  97. Vou usar aparelho autoligado , pod ser usado somente o tubo ?

    ResponderExcluir
  98. Vou usar aparelho autoligado , pod ser usado somente o tubo ?

    ResponderExcluir
  99. já quebrei os tubos 3 vezes (estão colados diretamente no dente). o sr acha melhor optar por colocar a banda pra evitar quebrar o tubo novamente e atrasar o tratamento?

    ResponderExcluir
  100. Ola meu nome é viviane faz mais de 3 anos ja que uso aparelho e agora que vou por tubo...encomoda muito doutor?

    ResponderExcluir
  101. Boa noite. Estou usando o aparelho autorizado e não foi colocado banda nem tubo. Conversei com o meu ortodontista e ele disse que não há necessidade de colocar. Atrasa o tratamento se não houver a banda e o tubo?

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde , coloquei aparelho ontem dentista falou que er conserta minha mordida primeiro , mais ele não colocou as banda e nem o tubo e normal ?

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde. Doutor tenho uma duvida minha dentista so colou 9 braquetes nos dente inferiores e 8nos superiores ja conversei com ela dissa que era normal pq eu ja tinha mais de 30 aanos naoo conseguia mais corrigir a falha mas no ia apenas alinhar a frente. Queria saber se mesmo para alinhar e necessario colar braquetes em todos os dentes ou estou sendo enrrolada

    ResponderExcluir
  104. doutor, faz quase uma ano que eu estou com o aparelho, minha dentista colocou o tubo, porém caiu, falou que ia colar novamente no próximo mês e depois de uns 4/5 meses (que no caso foi ontem) ela colou dnv, porém a minha mordida batia nele, enquanto eu jantava, caiu de novo, fui lá hoje e ela não colou de novo, só cortou o fio e eu só vou voltar lá mês que vem para a manutenção, ela está enrolando o meu tratamento???

    ResponderExcluir
  105. Thiago, coloquei há 3 meses o autoligado, mas o dentista não colocou nada nos molares. No segundo mês trocou o fio dos dentes de cima por um fio muito grosso e agora meus dentes estão entrando na gengiva, inclusive os q não eram desalinhados e estão entortando. Tô preocupada e insegura. O q vc acha?

    ResponderExcluir
  106. Best Casinos in New York for Real Money - Mapyro
    Discover the best 여수 출장마사지 gambling options in New 아산 출장샵 York City. Get the latest in 인천광역 출장안마 casinos and games at Mapyro. Find the 진주 출장안마 best in live betting, online 목포 출장마사지 slots and live

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nomenclatura dos componentes de um aparelho ortodôntico

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes de tratamentos ortodônticos e ortopédicos é quanto à nomenclatura dos componentes dos aparelhos. Existem muitos acessórios utilizados para a montagem e evolução do tratamento, gerando muitas dúvidas e desentendimento quando o paciente liga e tenta explicar para o profissional o que está acontecendo com determinada parte de seu aparelho. Devido ao grande número de pacientes que pedem um guia para melhorar a comunicação com o ortodontista, resolvemos definir e nomear todas as partes dos aparelhos mais utilizados. Começamos pelo básico. Partes de um aparelho ortodôntico Braquetes :   Os braquetes são os componentes principais do aparelho ortodôntico, sendo colados no dente através de uma resina, apos a remoção da placa bacteriana. Os braquetes têm a função de fazer a movimentação dentária, junto com os arcos ortodônticos, levando o dente para a posição mais adequada na boca. Atualmente existem braquetes convencionais, que util

Diferença entre aparelhos Autoligados e Convencionais

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais. Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos. APARELHO CONVENCIONAL A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas). Podemos ver isso claramente na foto abaixo. Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO.  Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente). APARELHO AUTOLIGADO A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é