Pular para o conteúdo principal

Apinhamentos Generalizados


Um dos maiores motivos que nossos pacientes nos procuram, é devido à grande incidência de apinhamentos generalizados nas arcadas.

Primeiramente vamos através de exemplos determinar o que é o apinhamento dentário.

Apinhamento generalizado

DEFINIÇÃO

Conforme demonstrado na foto acima, o apinhamento nada mais é que o "encavalamento" dos dentes. Este paciente tem um apinhamento SEVERO generalizado, em todos os seus dentes.

O apinhamento se deve a vários fatores, como genética, hábitos orais deletérios (Chupeta, chupar dedo), perda precoce de dentes permanentes, falta de espaço generalizado, entre outros.


TRATAMENTO

EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA


A melhor forma de se tratar / evitar um apinhamento severo, é procurando o dentista quando o paciente ainda é muito novo, por volta dos 7 a 8 anos, para que o mesmo possa intervir com aparelhos ortopédicos que promovem a expansão maxilar e aumentam o tamanho da arcada, ANTES MESMO dos dentes permanentes nascerem.

Exemplo de expansão maxilar




Com a expansão rápida da maxila resolvemos  o apinhamento, gerando espaços através da expansão do osso maxilar, melhorando inclusive a respiração nasal do paciente.

Este tratamento tem a limitação de somente ser utilizado até em média 18 anos, após isso, o osso "solidifica" sua sutura, não permitindo tal expansão, a não ser cirurgicamente assistida.


APARELHOS FIXOS

Antes dos aparelhos autoligados, o outro tipo de tratamento consistia, no caso de pacientes adultos, em exodontia de 4 pré-molares, para ganho de espaço nas arcadas.

O Fato de ter que extrair dentes faz com que muitos pacientes desistam do tratamento, levando a uma série de complicações advinda do apinhamento.

Com os aparelhos autoligados, devido seu atrito muito baixo, a odontologia evoluiu para uma era com o mínimo de exodontias, fazendo com que cada dia mais milhões de pacientes se beneficiem com um sorriso lindo e altamente estético! 


EXEMPLO DE TRATAMENTO COM E SEM EXTRAÇÕES 
(APARELHO AUTOLIGADO X APARELHO CONVENCIONAL)




Observe como o sorriso fica mais aberto após tratamento com aparelho autoligado, sem exodontias!


COMPLICAÇÕES


Quando um paciente não trata o apinhamento, ele provavelmente terá complicações em todos os dentes, uma vez que o mesmo impossibilita uma higienização adequada, sobrecarrega o sistema dentário, gerando fraturas, cáries problemas periodontais e perdas precoces.


Portanto, se você tem apinhamento, nos procure o quanto antes para que possamos resolver essa má-oclusão!

Qualquer dúvida, estou a disposição!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre Bandas Ortodônticas (Anéis) & Tubos Colados

Quase sempre ao fazer uma avaliação em meus pacientes, vem logo a pergunta:  - "Doutor, vou ter que usar aquele anel, que todo mundo fala que machuca e dá cárie??" Devido a esse grande número de pacientes que me perguntam isso, resolvi publicar este post, que visa esclarecer por completo esta dúvida! Já adiantamos, que aqui no nosso consultório, a MAIORIA ABSOLUTA dos pacientes não usam as bandas ortodônticas, e sim os TUBOS COLADOS. Para começar... Os anéis ou bandas ortodônticas são peças metálicas cimentadas nos dentes para que o ortodontista possa colocar neles acessórios como tubos, ganchos, botões, braquetes, aparelhos ortopédicos, etc...  Portanto a banda ortodôntica serve apenas para segurar o acessório. Ela ainda é muito utilizada por muitos ortodontistas. Banda cimentada com tubo simples Neste exemplo mostramos uma banda ortodôntica cimentada em um molar, para que possa segurar um tubo simples.  A única função da banda

Nomenclatura dos componentes de um aparelho ortodôntico

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes de tratamentos ortodônticos e ortopédicos é quanto à nomenclatura dos componentes dos aparelhos. Existem muitos acessórios utilizados para a montagem e evolução do tratamento, gerando muitas dúvidas e desentendimento quando o paciente liga e tenta explicar para o profissional o que está acontecendo com determinada parte de seu aparelho. Devido ao grande número de pacientes que pedem um guia para melhorar a comunicação com o ortodontista, resolvemos definir e nomear todas as partes dos aparelhos mais utilizados. Começamos pelo básico. Partes de um aparelho ortodôntico Braquetes :   Os braquetes são os componentes principais do aparelho ortodôntico, sendo colados no dente através de uma resina, apos a remoção da placa bacteriana. Os braquetes têm a função de fazer a movimentação dentária, junto com os arcos ortodônticos, levando o dente para a posição mais adequada na boca. Atualmente existem braquetes convencionais, que util

Diferença entre aparelhos Autoligados e Convencionais

Uma dúvida muito comum a todos os pacientes é relativo aos aparelhos AUTOLIGADOS, e suas diferenças em relação aos Convencionais. Para sanar esta dúvida, vou fazer uma breve descrição dos aparelhos e mostrar a IMENSA diferença que existe entre os dois tipos de aparelhos. APARELHO CONVENCIONAL A principal característica de um aparelho convencional é o uso de ligaduras elásticas (Borrachinhas). Podemos ver isso claramente na foto abaixo. Apesar de bonitinhas, as ligaduras elásticas prejudicam e muito no desenvolvimento do tratamento, uma vez que, por serem muito porosas, são responsáveis pelo acúmulo de bactérias, gerando CÁRIES, TÁRTARO, MAU HÁLITO.  Além disso, um outro problema MUITO SÉRIO é que as borrachinhas causam muito ATRITO com o fio, fazendo com que o tratamento fique mais limitado, lento, MAIS DOLORIDO, e muito mais prejudicial aos tecidos periodontais (o osso, a gengiva, além do dente). APARELHO AUTOLIGADO A principal característica dos aparelhos AUTOLIGADOS é