Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Apinhamentos Generalizados


Um dos maiores motivos que nossos pacientes nos procuram, é devido à grande incidência de apinhamentos generalizados nas arcadas.

Primeiramente vamos através de exemplos determinar o que é o apinhamento dentário.

Apinhamento generalizado

DEFINIÇÃO

Conforme demonstrado na foto acima, o apinhamento nada mais é que o "encavalamento" dos dentes. Este paciente tem um apinhamento SEVERO generalizado, em todos os seus dentes.

O apinhamento se deve a vários fatores, como genética, hábitos orais deletérios (Chupeta, chupar dedo), perda precoce de dentes permanentes, falta de espaço generalizado, entre outros.


TRATAMENTO

EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA


A melhor forma de se tratar / evitar um apinhamento severo, é procurando o dentista quando o paciente ainda é muito novo, por volta dos 7 a 8 anos, para que o mesmo possa intervir com aparelhos ortopédicos que promovem a expansão maxilar e aumentam o tamanho da arcada, ANTES MESMO dos dentes permanentes nascerem.

Exemplo de expansão maxilar




Com a expansão rápida da maxila resolvemos  o apinhamento, gerando espaços através da expansão do osso maxilar, melhorando inclusive a respiração nasal do paciente.

Este tratamento tem a limitação de somente ser utilizado até em média 18 anos, após isso, o osso "solidifica" sua sutura, não permitindo tal expansão, a não ser cirurgicamente assistida.


APARELHOS FIXOS

Antes dos aparelhos autoligados, o outro tipo de tratamento consistia, no caso de pacientes adultos, em exodontia de 4 pré-molares, para ganho de espaço nas arcadas.

O Fato de ter que extrair dentes faz com que muitos pacientes desistam do tratamento, levando a uma série de complicações advinda do apinhamento.

Com os aparelhos autoligados, devido seu atrito muito baixo, a odontologia evoluiu para uma era com o mínimo de exodontias, fazendo com que cada dia mais milhões de pacientes se beneficiem com um sorriso lindo e altamente estético! 


EXEMPLO DE TRATAMENTO COM E SEM EXTRAÇÕES 
(APARELHO AUTOLIGADO X APARELHO CONVENCIONAL)




Observe como o sorriso fica mais aberto após tratamento com aparelho autoligado, sem exodontias!


COMPLICAÇÕES


Quando um paciente não trata o apinhamento, ele provavelmente terá complicações em todos os dentes, uma vez que o mesmo impossibilita uma higienização adequada, sobrecarrega o sistema dentário, gerando fraturas, cáries problemas periodontais e perdas precoces.


Portanto, se você tem apinhamento, nos procure o quanto antes para que possamos resolver essa má-oclusão!

Qualquer dúvida, estou a disposição!







Nenhum comentário:

Postar um comentário